Clínica médica

O atendimento impacta diretamente no volume de pacientes e nas finanças da clínica médica. Então, que tal melhorar o atendimento da sua? Veja como!

De 0 a 10, qual nota você dá para o atendimento da sua clínica médica? Pense em todo o processo, considerando não apenas o atendimento do médico, mas da recepção, por telefone, os diferenciais, a estrutura, automatização e o feedback que você tem recebido dos pacientes.

Como a prestação de serviços de uma clínica médica envolve pessoas sob todos os aspectos, melhorar o atendimento representa uma ação constante — sempre podemos melhorar!

Vamos melhorar o atendimento na sua clínica médica? Acompanhe nossas 5 dicas!

1. Pense na estrutura da clínica médica. Como ela está?

Imagine o paciente entrando em uma clínica médica e se decepcionando logo de cara com o que ele encontrou! O apelo visual de um lugar tem muito poder, sabia? Use cores claras e objetos decorativos em tons de cores mais leves (azul ou verde-claro), ofereça conforto com os móveis e torne o ambiente o mais aconchegante possível.

Uma clínica médica bem organizada e com o visual bonito é capaz de tornar a experiência do paciente muito melhor. Por ter um local limpo e uma atmosfera suave, você já sai na frente.

Tome cuidado apenas para não encher de objetos decorativos e móveis que prejudiquem a passagem das pessoas. Como a clínica médica costuma receber muita gente, não é legal que elas fiquem se esbarrando.

2. Faça a automatização de todos os processos

Estamos quase em 2019, então, processos que ainda não foram automatizados precisam estar alinhados com os novos tempos. A automatização gera resultados mais satisfatórios e otimiza o atendimento, não fazendo com que o trabalho seja redobrado e os pacientes esperem o preenchimento das “fichas”.

Além de acelerar o processo de atendimento, a medida facilita a vida dos colaboradores e dos pacientes. Os dados ficam todos armazenados e com apenas um software de gestão, você tem tudo a “um clique”.

Veja alguns dos serviços que um software pode lhe oferecer:

  • Horários de consultas e marcações;
  • Lembretes de consultas;
  • Cadastros de clientes;
  • Prontuário eletrônico;
  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque de medicamentos;
  • Etc.

3. Disponibilize treinamentos para qualificar a sua equipe

Equipe bem treinada e satisfeita presta um atendimento de qualidade! Mesmo que a clínica médica ofereça boa estrutura e tratamento médico adequado, não é o bastante se toda a equipe não estiver engajada. Concorda?

Como os pacientes estarão em contato direto com a equipe da clínica e, muitas vezes, em condições de fragilidade, os colaboradores devem estar preparados para uma abordagem adequada.

Para treinar a equipe, é indicado buscar uma empresa ou profissional especialista em gestão de pessoas. Os treinamentos disponibilizados à equipe servirão tanto para quem já é um colaborador ou está começando.

4. Trabalhe de maneira humanizada

Falamos que automatizar os processos é essencial para melhorar o atendimento da clínica médica, certo? No entanto, jamais podemos esquecer de que estamos tratando de pessoas. Mantenha um trabalho humanizado no sentido da cordialidade e compreensão. Saiba ouvir e responder no momento certo.

Quem não gosta de ser bem atendido, seja qual for a situação, não é? Tanto os colaboradores quanto o médico, todos devem olhar nos olhos do paciente enquanto conversam. Assim, transmitem segurança e respeito.

5. Não esqueça do feedback dos pacientes

O feedback dos pacientes é um elemento que pode mudar os rumos da clínica médica. Ao obter informações sobre o que os pacientes pensam dos serviços prestados, fica muito mais fácil melhorar o que for necessário e aprimorar o que está bom.

Faça isso através de pesquisas de satisfação, seja pelo telefone, e-mail ou em aplicativos de mensagens. Os custos para esse tipo de ação não são altos e a clínica médica só tem a ganhar. Pergunte sobre o atendimento médico e dos colaboradores, consultas presenciais, agendamento de horários, tempo de espera e o que mais você julgar importante.

As conversas com pacientes são essenciais, pois além de abordar as questões de atendimento, demonstram que a clínica médica se importa de verdade com eles. Mas, tome cuidado para não fazer uma pesquisa e depois simplesmente não aproveitar as informações.

 

Melhorar o atendimento da clínica médica é entender as necessidades de cada paciente, identificar falhas e corrigi-las, treinar a equipe para atender de maneira humanizada e saber ouvir as pessoas.