Como atrair mais consultas para sua clínica médica? Conheça 5 passos essenciais!

Busca um aumento de pacientes em sua clínica médica? Conheça agora um passo a passo com as melhores alternativas e coloque em prática!

A gestão de clínica médica exige que medidas sejam feitas para conseguir atrair mais pacientes. Além de reconhecimento como uma boa clínica, com algumas medidas simples é possível obter mais retorno financeiro, pois em uma equação simples: mais consultas significam mais dinheiro.

Outra parte que acompanha esse crescimento, mas muitos esquecem, é que ao ter mais consultas e pacientes, também haverá mais trabalho. Logo, como conseguir equilibrar tudo? Seguindo alguns passos essenciais e adequando os processos da sua clínica médica. Quer saber como fazer isso na prática? Continue lendo e acompanhe as dicas que eu trouxe para lhe ajudar.

Como sua clínica médica pode atrair mais consultas

Existem alguns ajustes muito eficientes para aumentar o potencial de atendimento da sua clínica médica. A seguir elenquei algumas medidas simples e que estão ao seu alcance:

1. Atendendo a diversas opções de planos de saúde

Facilitando o acesso aos seus serviços, consequentemente você irá democratizar o seu atendimento e atrair mais clientes. Isso aumenta a indicação popular pelo seu trabalho, afinal, as pessoas procuram por médicos que atendem seus planos de saúde. Além disso, também aumentará seu networking, já que você estará inserido em um ambiente propício para a atuação na área da saúde.

A visibilidade do seu negócio é um resultado que certamente irá aparecer, o que consequentemente manterá sua agenda sempre ocupada. Além disso, fica muito mais fácil fidelizar clientes, aumentando então, o fluxo contínuo de caixa.

2. Realizando ações de marketing digital

Para se comunicar com os pacientes, divulgar os serviços e manter um relacionamento com clientes, também é necessário contar com uma presença digital. Isso compreende ações em uma página na web bem estruturada, na produção de conteúdos personalizados voltados aos pacientes e ao relacionamento interpessoal através de mídias sociais.

Dando essa abertura aos pacientes, as ferramentas on-line serão uma ótima “porta de entrada” de relacionamento com eles, o que além de gerar lembrança de marca, também constrói uma imagem de credibilidade e profissionalismo da clínica médica. Além disso, como os pacientes também procuram por clínicas na internet, é preciso garantir que eles encontrem você neste momento.

3. Investindo em tecnologia

É verdade que uma clínica médica precisa estar em constante evolução tecnológica e para isso existem diversas ferramentas prontas para ajudar, como o software médico e equipamentos de ponta, por exemplo. Esses recursos estão diretamente ligados ao aprimoramento do atendimento, na praticidade dos processos internos e no diagnóstico mais eficiente.

Além disso, ter um bom atendimento e ser uma clínica moderna, atrai mais pacientes e fideliza quem você já atende. Um exemplo prático é com o supermercado, você prefere aquele da esquina que marca informações no caderninho ou aquele moderno de rede que lhe atende por sistema e tem até caixas de autoatendimento? A credibilidade e a segurança nas informações com certeza mudam, o mesmo acontece com a sua clínica.

4. Tendo uma boa gestão da agenda

Empresa organizada atrai clientes! Uma agenda sem bagunças e que possibilita encaixes de última hora demonstra compromisso e preocupação com os pacientes. Por isso, é necessário ter um cuidado muito especial com ela. Para fazer uma boa gestão de agenda é necessário evitar as seguintes falhas:

  • Informações desencontradas que fazem consultas serem remarcadas;
  • Erros internos, como atrasos;
  • Falta de confirmação dos atendimentos;
  • Falta de integração entre médico e recepcionista.

5. Atendimento personalizado e humanizado

Aqui é importante pensar de uma maneira global: oferecer boas condições de estacionamento, de estrutura do local da clínica médica, boa recepção e atendimento dos médicos são itens primordiais. Além disso, atender os pacientes em horários alternativos, demonstrar preocupação após a consulta também são atitudes que tornam o atendimento da sua clínica mais humanizado e pessoal.

Como colocar tudo isso em prática?

Já listei acima algumas medidas que ajudam atrair mais pacientes para a sua clínica médica. Agora, pensando em lhe ajudar a colocá-las em prática, quero lhe mostrar como desenvolver isso, confira o que você já pode fazer:

1. Conhecer todas as opções de planos de saúde que a sua região utiliza

Quando você quer ampliar as opções de acesso ao seu serviço é necessário descobrir quais são as existentes na sua região. Por isso, o primeiro passo é conhecer quais são os planos de saúde que as pessoas usam e contratam, nessa hora uma pesquisa por telefone mesmo pode ajudar. Assim você avalia quais já atende e quais precisa passar a atender.

2. Contratar uma agência ou estudar sobre marketing digital

Não adianta gastar tempo ou recursos em marketing se isso não vai trazer retornos eficientes para a sua clínica médica. Por isso, é importante buscar medidas eficientes: estudar através de cursos e treinamentos da própria internet (muitos são gratuitos), ou então contratar uma agência especializada que preste o serviço que você precisa.

3. Adquirir equipamentos e sistemas modernos

Um exemplo disso é um software médico: ele é ideal para aprimorar e integrar a gestão da clínica médica. Com um sistema apropriado é possível integrar processos e gerenciar melhor a agenda médica, fazendo com que todos os dados necessários para que a clínica funcione andem juntos e de forma alinhada.

Há também uma marcante redução de custos e aumento da produtividade, pois diversas questões resolvidas manualmente serão feitas com mais rapidez de forma automática e sobra tempo para aprimorar outras tarefas.

Além disso, é importante investir em equipamentos para o atendimento médico e tecnologias de Inteligência Artificial, por exemplo. Isso torna o atendimento mais humanizado, preciso e menos invasivo.

4. Contar com uma agenda automatizada com recursos voltados à sua necessidade

Mais uma vez a tecnologia desempenha um papel fundamental. Uma alternativa que acaba com os problemas na agenda é usar uma ferramenta moderna que tenha recursos para agendamento e gestão da agenda, como horários personalizáveis, gestão de encaixes, controle de faltas, confirmação de consultas via SMS, entre outros.

Tudo isso possibilita ter uma visão macro do processo e por consequência, você obtém um maior controle da agenda. E nesse caso você não tem outra alternativa: para alcançar uma gestão eficiente da agenda é preciso abandonar os cadernos manuais e planilhas desorganizadas.

5. Treinar sua equipe e planejar ações

O atendimento humanizado na área da saúde é um assunto muito comentado, pois quando o paciente se sente bem e acolhido a tendência é que ele responda melhor ao tratamento. Além disso, um bom atendimento também irá resultar em um retorno do paciente ao consultório, fidelização e indicações para amigos e familiares.

Nesse sentido, assim como é importante que o médico esteja em constante atualização e treinamento, também é necessário treinar a equipe responsável pelo atendimento, afinal, tudo deve andar junto dentro da sua clínica médica.

Agora que você já sabe como e o que precisa fazer, que tal dar o primeiro passo? A tecnologia é um dos pilares do atendimento na clínica médica e com essa questão eu posso lhe ajudar: conheça o Medicine Dream, um software médico equipado com funções que vão agilizar a sua rotina e tornar o seu gerenciamento centralizado. Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita.