Consultoria de SST

A sua Consultoria de SST tem um Certificado Digital, certo? E o seu cliente, fez a Procuração Eletrônica para o envio das informações ao eSocial?

A sua Consultoria de SST precisa de um Certificado Digital! Para acessar o ambiente do eSocial e fazer a transmissão dos arquivos xml em função das empresas clientes, além de um software de SST, é necessário ter um Certificado Digital e uma Procuração Eletrônica.

Sugiro que você leia o conteúdo para tirar as suas dúvidas e ficar em dia com mais essa exigência do eSocial.

Afinal, o que é e para que serve o certificado digital?

O Certificado Digital é um arquivo eletrônico que valida um prestador de serviços, como é o caso da Consultoria de SST. Por meio dele é permitida a transmissão com segurança de criptografia dos dados.

O documento desempenha o papel fundamental de proteção de dados e autenticidade, além de ter assinatura de valor judicial. Como não é novidade que a internet é um ambiente inseguro, ao ter de enviar informações de um nível de importância tão grande, ter este arquivo eletrônico representa proteger os dados.

Acredita-se que quase a totalidade das empresas possui o Certificado Digital, pois existem várias obrigações contábeis que usam o mesmo. No entanto, há casos em que a empresa não possui o arquivo na própria empresa, mas a contabilidade está com ele — basta averiguar a informação com o escritório de contabilidade.

Sem o Certificado Digital, não consigo transmitir dados ao eSocial?

Não! Do mesmo modo que a implantação do eSocial exige que você invista em um software de SST para transformação e envio das informações em xml, sem o Certificado Digital e a Procuração Eletrônica de cada cliente seu, não há como realizar a transmissão. 

E falando em Procuração Eletrônica, a sua Consultoria de SST vai precisar solicitá-la a todos os clientes.

Mas, como os meus clientes podem solicitar a Procuração Eletrônica?

Como a sua Consultoria de SST já tem o Certificado Digital, é hora de solicitar aos clientes que liberem uma Procuração Eletrônica para você. Assim, a sua Consultoria estará habilitada a enviar as informações deles para o eSocial.

Para facilitar a sua vida e a do seus clientes, leia o passo a passo para a liberação da Procuração Eletrônica — este procedimento já foi liberado para os escritórios de contabilidade. 

1º Passo: acesse o site do E-CAC: https://cav.receita.fazenda.gov.br;

2º Passo: entre em “Procuração Eletrônica”. Insira as informações do procurador (CNPJ ou CPF);

3º Passo: marque as procurações que quer liberar;

4º Passo: selecione “Cadastrar Produção” e “Assinar Documento”.

É importante lembrar que sem o cadastro, a empresa não conseguirá enviar o arquivo xml. Neste caso, a empresa será notificada com uma mensagem de rejeição, informando da falta de permissão para o envio de dados.

Quais procurações devem ser liberadas?

Outro fator muito importante envolve as procurações que a empresa cliente vai liberar para a sua Consultoria de SST. Somente por meio delas é que você vai evitar problemas no envio das informações ao eSocial.

A liberação não funciona como um “documento em branco” que o cliente vai dar para você fazer o que quiser (esclareça isso a ele). Mas, uma Procuração para liberação dos grupos do eSocial abaixo:

  • Grupo Exclusão;
  • Grupo Rotinas;
  • Grupo Desligamento;
  • Grupo Acesso Web;
  • Grupo SST (ainda não liberado pela Receita Federal no ambiente e-Cac).

Feitas as liberações, a Consultoria de SST estará apta para enviar as informações ao eSocial em nome de suas empresas clientes.

 

O Certificado Digital permite a transmissão com segurança de criptografia dos dados, tem valor judicial e sem ele a sua Consultoria de SST não consegue transmitir os dados ao eSocial.

No caso dos seus clientes, eles precisam providenciar uma Procuração Eletrônica para que a você consiga enviar todos os dados necessários. Portanto, não espere os problemas baterem à porta dos seus clientes! Ajude-os desde agora e, consequentemente, à sua Consultoria de SST.