Gestão

Entenda por que você deveria adotar a centralização de dados na gestão do seu negócio e descubra quais são os benefícios desta escolha.

Se foi o tempo em que a melhor maneira de se fazer gestão de empresas dependia de planilhas complexas, que muitas vezes eram criadas pelos próprios gestores ou colaboradores da empresa. Com o avanço da tecnologia, é bem mais prático centralizar os dados e acessá-los quando for necessário.

Com a centralização de dados em sistemas robustos e completos, a gestão do seu negócio pode ser simplificada e as melhores decisões tomadas com base em dados precisos. Mas, não é “apenas” isso!

Saiba quais são os benefícios da centralização de dados e por que você deveria adotar aí na sua empresa.

Processos mais rápidos entre os colaboradores

A centralização de informações permite que os colaboradores tenham uma conexão mais efetiva de dados. Com os registros de pacientes, no caso de clínicas médicas e Assessorias de Medicina e Segurança do Trabalho (SST), por exemplo, fica fácil analisar os dados dos pacientes para atendê-los de maneira personalizada. Além disso, criam-se perfis mais completos, que ficarão armazenados, para uma base sólida de informações que poderão ser utilizadas em atendimentos posteriores.

Esse processo evita, entre outras questões, a perda de tempo para procurar informações específicas. Inclusive, as tomadas de decisões se tornam mais rápidas e dinâmicas.

Mais organização na gestão

A organização do seu negócio é uma das maiores beneficiadas com a centralização de dados! Ao estarem em um único lugar, evita-se que as informações fiquem desencontradas ou ocultas em outros lugares, mantendo tudo na ordem que você tanto precisa.

Conforme o sistema de gestão é alimentado com dados, estes são organizados de forma relacional e seguindo o fluxo operacional. Deste modo, os dados ficam muito mais concisos e seguros, tornando-se bem mais ágil encontrar e entender a informação desejada.

Maior confiabilidade nos registros

Informações empresariais fragmentadas não colaboram para o controle de dados, principalmente quando há atualizações nos registros. A confiança nos dados fica menor e na hora de usá-los, recorre-se a conferências e retrabalhos que vão ocupar o seu tempo e gastar dinheiro.

A partir do momento em que se opta pela centralização de dados, onde existirão mais pessoas com acesso aos elementos (aquelas que são autorizadas), haverá a garantia de proteção e confiabilidade para todos os departamentos utilizarem.

Integração facilitada entre setores

Integrar os setores é uma característica que encontramos na maioria dos negócios que dão certo. Para isso, a centralização de dados é uma das melhores ferramentas para a comunicação interna funcionar e todos falarem a “mesma língua”.

É por meio dos dados que todos os setores da empresa, desde o atendimento da secretária, passando pelo profissional que realiza a consulta até o faturamento e financeiro, conseguem trabalhar de maneira sincronizada. Eles tratam de questões em comum e se comunicam de forma mais objetiva.

Acesso facilitado e comunicação multiplataforma

Na carona da otimização tecnológica que a comunicação centralizada de dados dispõe, o seu negócio pode veicular as informações nos meios mais adequados e eficazes. Como? Através de uma central de distribuição que vai chegar a todos os interessados.

Com o acesso facilitado, além de acompanhar essas informações, tudo se torna mais democrático, dinâmico e funcional. Desta maneira, os diferentes setores e níveis de hierarquia conseguem acessar as informações mais importantes e desenvolver soluções em benefício do negócio.

Maior conhecimento dos clientes

Como os dados estão todos em um mesmo lugar, obter informações detalhadas do paciente facilita muito na hora de fazer um atendimento mais pessoal. Já as estatísticas dos atendimentos realizados para um convênio, ajudam a definir perfis e características que podem direcionar ações de marketing e propaganda.

Quando a secretária recebe a ligação de um paciente, como ela atende várias pessoas por dia, fica difícil lembrar-se das peculiaridades e observações de cada um. Com a centralização de dados em um sistema de gestão, ela acessa rapidamente o histórico completo pelo computador, resolve o seu problema e o atende de um jeito mais próximo. A impressão que vai ficar, é a de que a empresa conhece muito bem os seus clientes.

A centralização de dados é essencial para a conquista de resultados positivos e a comunicação interna. Tudo fica mais ágil, funcional e organizado, sem dúvidas. Portanto, todos os empresários e gestores, não importa o ramo e nem o tamanho da empresa, deveriam considerar a adoção desse processo dentro da gestão de seus negócios.

Por meio desta centralização, a gestão da clínica ou da Consultoria de SST, consegue atingir uma padronização nos processos e consequentemente, a redução de erros.