Medicina do futuro: quais serão as transformações na saúde

Entenda o que a medicina do futuro pode agregar na sua clínica médica e saiba o que fazer para inovar agora mesmo!

A tecnologia está presente na nossa vida, nos mais diferentes aspectos: no trabalho, em casa, na escola. Na área médica, a modernização da clínica e dos profissionais também é essencial para acompanhar tendências e seguir o mercado, principalmente se o foco for a chamada: medicina do futuro.

Já imaginou se algum paciente opta por outra clínica ou acaba trocando o atendimento da sua pelo da concorrência por considerar ele mais moderno? É por isso que é necessário pensar na medicina do futuro. Mas, afinal o que esse termo significa?

Esses questionamentos provavelmente lhe provocaram inseguranças ou algumas dúvidas. Por isso, que tal descobrir o que é a medicina do futuro?

Continue a leitura deste conteúdo e faça uma previsão do que pode acontecer em um futuro próximo na sua clínica. Na sequência você vai aprender como a medicina do futuro está se moldando.

Qual é o real conceito de “medicina do futuro”?

O conceito de medicina do futuro está inserido no contexto do e-Health, que compreende a inovação em diferentes áreas da saúde.

Nesse sentido, a medicina do futuro pode ser considerada uma evolução do conhecimento médico junto ao desenvolvimento tecnológico de ponta.

Veja quais são os benefícios da sua atuação:

  • Auxiliar na tomada de decisões;
  • Aprimorar o diagnóstico;
  • Contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes;
  • Atuar na parte de prevenção;
  • Realizar exames completos em tempo real;
  • Possibilitar a opção por tratamentos menos agressivos;
  • Realizar pesquisas sobre o envelhecimento saudável, nutrição e manutenção terapêutica para doenças crônicas.

Por isso, o que se espera do futuro é ter diagnósticos em tempo real, acabar com a experimentação humana e dos animais, ter robôs que auxiliam em procedimentos e para fazer cirurgias, usar nano robôs para exames e para monitorar a saúde, hospitais do futuro, impressão de órgãos 3D, entre diversos outros recursos.

Mas, além de aprimorar o atendimento médico, qual o intuito por trás da medicina do futuro? Como passar pelo processo de modernização? É o que você vai entender a seguir!

Como a sua clínica pode se adequar à medicina do futuro

Existem algumas alternativas dentro da medicina do futuro que podem ser utilizadas no processo de modernização da sua clínica. Afinal, como você percebeu, a inovação é fundamental para atrair e reter clientes.

Antes de entrar em cada uma delas, é necessário que se tenha uma visão global da tecnologia médica, reconhecendo que além da Inteligência Artificial e outras tecnologias, é necessário também se atentar aos recursos humanos, favorecendo uma melhoria em todos os aspectos. Entenda como você pode promover a inovação na sua clínica com facilidade:

  • Trabalhando com uma gestão integrada: pensar que você ainda trabalha com planilhas e diversas ferramentas, ou ainda com anotações em uma agenda, faz com que a sua clínica esteja longe da medicina do futuro. Hoje em dia, existem sistemas capazes de unificar a sua gestão, que integram agenda, recepção, prontuários, processos burocráticos, fiscais, financeiros e contábeis, o que facilita a sua rotina, dos funcionários e pacientes.
  • Estando presente na internet: apesar de o Novo Código de Ética Médica trazer novidades sobre a tecnologia e a presença digital dos profissionais, ainda é preciso que a sua clínica esteja presente na internet. Afinal, quando precisa encontrar um profissional, clínica ou saber mais sobre um procedimento, os pacientes recorrem à internet.
  • Adquirindo equipamentos modernos: investir em equipamentos modernos é um dos pilares essenciais da medicina do futuro. Eles garantem o aprimoramento nas técnicas médicas e no diagnóstico, aumentando a precisão do atendimento e diminuindo o desconforto causado por diversos procedimentos existentes atualmente.
  • Tendo um atendimento humanizado: a alta densidade do uso da tecnologia, às vezes, pode ser um obstáculo na execução dos procedimentos médicos. Por isso, ao mesmo tempo em que se investe na tecnologia, deve-se também dar uma atenção especial aos recursos humanos. Tudo isso não melhora somente o atendimento ou como o paciente irá se sentir, mas também a efetividade do tratamento. Entenda melhor como a tecnologia auxilia na humanização do atendimento na clínica médica.

Chegamos ao fim deste conteúdo, e aí você conseguiu entender como funciona a medicina do futuro? Já sabe o que implementar na sua clínica?

Se você quiser se aprofundar no assunto, lhe convido para conhecer ainda mais sobre este universo, confira:Como a inteligência artificial já vem mudando os rumos da medicina.