Como a nova Revolução está impactando a clínica médica

A era da tecnologia tem revolucionado a área da saúde. Descubra como a sua clínica médica está sendo impactada e se adeque enquanto há tempo!

A 4ª Revolução Industrial não tem apenas a ver com a indústria? Se você também se perguntou isso, fique sabendo que: não, também chamada de 4.0 ou nova economia digital, as mudanças que ela traz consigo impactam em todas as áreas, seja em indústrias, construção civil, educação, a vida humana e inclusive, a área da saúde.

Faz ideia de como essa revolução pode impactar a sua clínica médica? Será que com a tecnologia? Novos formatos de consulta? Um novo perfil de paciente? Relacionamento com paciente? Substituição do trabalho por robôs?

Confira a seguir como o impacto de uma nova era vai chegar à sua clínica e saiba como se adaptar!

Automatização

Tarefas sendo cumpridas em menos tempo e ainda com mais eficiência: o futuro é agora. A automação chegou com a 4ª revolução industrial e tudo passou a acontecer mais rápido. Não há mais tempo para realizar determinadas tarefas manualmente, a concorrência está agindo e ficar para trás pode decretar o fim da sua clínica médica.

Isso não quer dizer que, necessariamente a indústria 4.0 busca a produção em massa, mas sim, que um atendimento rápido e eficiente é uma exigência cada vez mais aparente do consumidor. 

Imagine por exemplo, um software que integra todos os processos dentro da sua clínica, em que você não precisa ficar se preocupando em armazenar dados, notificar tarefas ou manter a equipe em sinergia, porque ele já faz. Além de ser incrível, isso já é a realidade de muitas clínicas médicas, mas e a sua, ainda faz a gestão com planilhas e anotações em caderno?

Medicina do futuro

A medicina do futuro compreende a inovação em diferentes setores da saúde, podendo ser considerada como um marco da evolução do conhecimento médico, juntamente com o desenvolvimento tecnológico de ponta. Deste modo, ela se torna uma aliada da medicina auxiliando a:

  • Tomar decisões mais precisas;
  • Aprimorar o diagnóstico;
  • Desenvolver tratamentos mais eficientes;
  • Aprimorar medidas preventivas;
  • Realizar exames em tempo real;
  • Atenuar a agressividade de tratamentos;
  • Realizar pesquisas e avanços dentro da área.

Quer saber ainda como isso tudo está acontecendo e como a sua clínica pode se adequar? Clique aqui e descubra como a Medicina do Futuro está transformando a saúde!

Inteligência Artificial

Dentro da medicina, a Inteligência Artificial refere-se essencialmente ao emprego de recursos tecnológicos, que envolvem dados e algoritmos norteadores sobre a análise das patologias. Deste modo, o objetivo da Inteligência Artificial é auxiliar a medicina com o armazenamento, recuperação e análise de dados, a fim de identificar informações nas imagens, como lesões, exames ou dados particulares.

Dentro desse contexto, muitos desafios são encontrados em nosso país e você, tem ideia de como a IA pode contribuir na sua clínica médica? Descubra agora mesmo “Como a inteligência artificial vem mudando os rumos da medicina”.

Centralização dos dados

O atual mundo moderno está em um momento em que tudo acontece com um ritmo mais elevado. Ao originar e conectar um conjunto de tecnologias emergentes, essa característica se potencializou ainda mais, e com isso surgiu a necessidade de centralizar dados. E isso também abrange a organização dos processos da clínica médica. Sabe por quê?

Com ela é possível estabelecer controle financeiro e fiscal estável, agilizando a rotina e facilitando as diversas tomadas de decisão que envolvem a saúde. Quer entender como isso funciona e como você pode aplicar em sua empresa? Clique aqui!

Trabalho em equipe: quais serão as adaptações necessárias?

Também é preciso olhar para a parte interna da clínica médica e avaliar se a sua equipe está evoluindo e se adaptando às novas exigências, até porque, de nada adianta haver um avanço tecnológico e novos recursos para trabalho se a equipe não tiver apta a explorá-los.

Mas afinal, quais são as novas exigências para o novo perfil do trabalhador? Posso afirmar que entre elas, está a habilidade usar as tecnologias, ter habilidades interpessoais, acompanhar as tendências, se adaptar às mudanças, ser acima da média no atendimento, ainda mais se tratando de pacientes que estão confiando suas vidas à clínica médica.

Conclusão

Para adaptar-se ao mundo tecnológico e inovador, é preciso olhar para dentro da sua clínica e avaliar no que você pode evoluir. Como você viu, as mudanças que podem ocorrer englobam desde o atendimento, gestão, aparelhos, ferramentas e chegam às pessoas.

E não se adaptar pode custar muito caro: muitos pacientes podem preferir a concorrência. Dê o primeiro passo se livrando das planilhas na gestão da sua clínica médica!