5 dicas para otimizar os processos da sua consultoria de Sesmt

A quantidade de informações muitas vezes assusta as consultorias de Sesmt. Confira nesse conteúdo alternativas para simplificar o processo!

Com as rotinas habituais das consultorias de Sesmt e agora com as obrigações da chegada do eSocial, os processos precisam sofrer algumas mudanças, a fim de que fiquem adequados ao programa e facilitem a gestão da clínica. 

Pensando nisso, elenquei algumas dicas que, além de lhe auxiliarem a tornar a situação de sua consultoria Legal, também serão esclarecedoras para os próximos passos, rumo a uma melhor disposição organizacional. Conheça a seguir!

1. Avalie o atual cenário da consultoria de Sesmt e as necessidades da sua equipe

A sua consultoria precisa de reforma? A sua equipe precisa se atualizar? Promova isso! Hoje em dia existem muitos cursos grátis ou que custam menos por serem ministrados de forma on-line, por exemplo. Fazer isso torna sua equipe mais capacitada e com um ambiente melhor organizado os clientes ficam mais à vontade.

Para promover melhorias de maneira mais assertiva, faça uma análise geral sobre a atual situação interna, apontando as principais lacunas da equipe e investindo de maneira decrescente, isto é, sanando o problema maior, até chegar no menor.

2. Atualize todos os dados dos clientes

Conhecer o cliente é essencial para uma boa gestão, logo, ter acesso fácil e rápido aos dados dos clientes e seus colaboradores é fundamental para trabalhar com mais assertividade. Inclusive, essa deve ser o novo requisito da sua consultoria de Sesmt, pois o eSocial exige que as informações enviadas dos trabalhadores estejam corretas e em um formato específico.

O ideal é que você mantenha o banco de dados, as informações dos procedimentos e o histórico dos clientes sempre em dia e para isso contar com um software que atenda a essas demandas é a melhor opção, afinal, ele não deixa nenhuma informação passar, e garante a segurança dos dados.

3. Organize um fluxo de informações eficiente

Otimizar os processos vai além do eSocial, serve tanto para comunicação interna da equipe como implica nas demais tarefas da empresa. Imagine centralizar tudo isso em um único local? Mais uma vez, um software que integre tudo isso é a resposta para a pergunta.

Você pode até aderir ao uso de planilhas, agendas ou outros meios, mas é certo que não haverá a mesma taxa de assertividade que um software pode proporcionar. Isso porque, tudo é feito manualmente, e muitas vezes, a rotina de uma consultoria de Sesmt, que conta com grande fluxo de informações, algumas passam despercebidas.

4. Se mantenha em constante atualização

Mais do que uma equipe qualificada, é necessário aplicar um olhar global sobre a situação interna e externa. Essa dica serve para todas as esferas: investir em tecnologias, cursos e recursos mais eficientes deve ser uma atividade constante.

Para realizar investimentos de maneira mais assertiva, pesquisas tanto com os colaboradores como também com os clientes podem ser esclarecedoras. Adote práticas como essa e perceba lacunas que talvez você ainda não tenha se dado conta. Assim todo mundo ganha: você, a sua empresa, o seu colaborador e também os clientes!

5. Adquira um sistema adequado ou mantenha o seu atualizado

Se você já utiliza um sistema adequado, é importante garantir que ele sempre esteja atualizado, com novas funções (para o eSocial) e de acordo com as suas necessidades, afinal se faltarem informações ou elas estiverem irregulares, é a sua consultoria que arca com as consequências.

Caso você ainda não trabalhe com um software de gestão adequado para sua consultoria de Sesmt, a Dream Sistemas pode lhe apresentar um sistema que atende às exigências do eSocial e facilita a sua rotina de trabalho.

Com funcionalidades voltadas para a área de Segurança e Medicina do Trabalho, você adquire o plano que mais atende à sua realidade! Clique aqui e saiba mais sobre a nossa solução!

E ainda, você sabia que em meio a tantas exigências e obrigatoriedades, existem ainda oportunidades que você pode aproveitar com o eSocial? Conheça quais são clicando aqui!