Gestão da empresa

Leia dicas valiosas de como se livrar de vez das planilhas na gestão da empresa. São medidas simples que você pode adotar, a partir de agora.

Por muito tempo, elas foram sinônimo de organização e eram indispensáveis na gestão da empresa. Contudo, mesmo que alguns gestores ainda insistam em utilizá-las, as famosas planilhas foram substituídas por outras ferramentas mais modernas e seguras.

Na sua empresa, como é a relação com as planilhas? Mesmo que você seja bastante preciso na hora de preencher os dados, a utilização de planilhas não deixa de ser delicada, pois é uma tarefa manual e suscetível a equívocos e retrabalhos.

Como nenhum negócio pode fugir da necessidade de controle interno, a pergunta que assombra a gestão da empresa é: como ser livrar das planilhas? A resposta está neste conteúdo, descubra a seguir!

Maior acesso à tecnologia

Com os inegáveis avanços tecnológicos e o acesso facilitado para empresas de todos os tamanhos, instituir novas ferramentas de gestão é um passo fundamental. A redução nos custos de hardware, o acesso à internet de alta velocidade e as ferramentas de acesso remoto, permitiram o crescimento com qualidade do atendimento à distância, produzindo uma redução de custos significativa de implantação e treinamento dos softwares — o que facilitou também a informatização completa da gestão da empresa.

Para utilizar a ferramenta, basta realizar uma pesquisa no mercado pelo software de gestão de acordo com as necessidades do seu negócio. Os pagamentos mensais, geralmente, são baixos quando comparados aos ganhos em tempo, produtividade e dinheiro.

Software de gestão da empresa

As vantagens de utilizar um software de gestão são inúmeras, especialmente, a confiabilidade nos dados gerados. Além disso, diferente das planilhas, há facilidade em acompanhar relatórios integrados, de acordo com as necessidades para o momento do seu negócio. Tudo de forma simples e que qualquer pessoa com noções mínimas de informática consegue seguir, o que nem sempre acontece com as planilhas.

Um software de gestão qualificado oferece maior segurança das informações e integração total dos dados de todos os setores da empresa. Com isso, em meio a tantos outros benefícios, se tem a redução de custos com mão de obra e infraestrutura.

Relatórios gerenciais

Imagine aqueles gráficos gerados em cada uma de suas planilhas financeira e de gestão. Lembrou da complexidade? Por meio de um software de gestão, você vai elevar o potencial analítico de constatação de informações de todos os segmentos dentro da empresa.

Neste processo, o acompanhamento mais próximo de toda a dinâmica de dados permite a emissão de relatórios gerenciais concretos. Isso, feito de forma simplificada e apenas a “um clique” de distância.

Processo de migração dos dados

A essa altura, você pode estar pensando: eu tenho muitos dados em planilhas, como faço para migrá-los ao novo sistema? A maioria dos fornecedores de software, contam com profissionais para auxiliar no processo de conversão. Em geral, a migração acontece de forma ágil e segura.

 

As planilhas, em pouco tempo, acabam perdendo a sua função em virtude de ferramentas mais modernas, práticas e seguras. Em contrapartida, a insistência em utilizá-las, pode levar a retrabalhos e até mesmo a perda de controle na gestão da empresa.

Com pouca praticidade, se comparadas aos sistemas modernos, as velhas planilhas levam a desatualização do controle financeiro e dos demais processos internos. Neste caso, podendo prejudicar fortemente as tomadas de decisões mais importantes na gestão da empresa.