Como potencializar ainda mais sua clínica médica em 2019?

Ampliar em tamanho e qualidade é o desejo de todo gestor de clínica médica. Quer saber como dar os primeiros passos? Confira este conteúdo e descubra!

Você já entendeu que precisa começar a inovar na sua clínica médica? O mercado não para de evoluir e quando se fala em saúde, cada detalhe importa. Não saia atrás, ofereça o melhor para o seu paciente e não deixe para o próximo ano, comece agora mesmo!

Mas afinal, como saber se a sua clínica médica é inovadora? E caso não seja, por onde começar? Para ajudar você nessa busca por atualização e inovação, preparei 5 dicas que aumentam o potencial da sua clínica. Confira, comece a implantar ou aprimorar:

1. Sua presença na internet

Website, blog e mídias sociais. Esses são três elementos primordiais para que a sua clínica seja encontrada digitalmente pelos seus pacientes. Tenha em mente não somente estar presente nesses meios, mas também manter-se atualizado, pois além de ser vista, também é muito importante que a sua clínica transmita segurança e confiabilidade.

Por isso, mais do que estar presente on-line, preze sempre pela qualidade em qualquer material divulgado, independente do ambiente digital em questão. Então, se eu puder deixar uma dica, eu diria: utilize sempre uma questão como premissa básica, antes de veicular qualquer conteúdo: “essa informação merece a minha credibilidade?” e “vai ajudar o meu paciente?”.

2. Automatização da gestão: abandone as planilhas e os papéis

Melhorar processos internos, na maioria das vezes implica em investir em inovação organizacional. Esses dois fatores compõem um pilar importantíssimo para quem possui o objetivo de potencializar o crescimento de sua clínica.

Uma ideia inovadora é, sem dúvidas, a aquisição de um software de gestão. Sabe por quê? Com ele você alcança:

  • Gestão otimizada: menos tempo, mais produtividade;
  • Controle de faturamento e gestão financeira completa;
  • Cadastro e controle de procedimentos;
  • Gestão de múltiplas especialidades e procedimentos;
  • Emissão e impressão de guias, conforme a demanda;
  • Prontuário médico 100% digital;
  • Gestão fiscal e administrativa.

Com todos esses atributos, você terá:

  • Colaboradores mais seguros em relação ao seu trabalho;
  • Clientes mais satisfeitos com um atendimento mais ágil e eficiente;
  • Menos perda de tempo, dados centralizados e por consequência mais dinheiro;
  • Mais segurança na gestão financeira;
  • Possibilidade de atender mais pacientes, sem a necessidade de ampliar o espaço, entre outros.

3. Mais atenção ao paciente

Construa um bom relacionamento, crie um diferencial no atendimento que só a sua clínica médica faz – a inovação pode estar bem aqui! Facilite o atendimento ao paciente, oferecendo mais canais para que ele entre em contato com você, por exemplo.

Um atendimento humanizado é um detalhe muito simples, mas que faz toda a diferença. Pense comigo: os motivos que levam alguém a visitar um médico nem sempre são os mais agradáveis, por isso, fazer com que o paciente se sinta acolhido e bem cuidado é essencial. Preserve uma equipe gentil e prestativa!

4. Estratégias para aumentar o faturamento

Para aumentar a rentabilidade, é preciso também aumentar a demanda de consultas, certo? Mas, para fazer isso, além de ter em mente os itens mencionados anteriormente, também é necessário considerar outras soluções, como atender a mais planos de saúde, possuir uma boa gestão de agenda e humanizar o atendimento.

Quer saber o que mais você pode fazer para conseguir isso? Confira este conteúdo: 5 passos para atrair mais consultas para sua clínica médica.

5. Definição de metas e objetivos reais

Por último e não menos importante, para que você consiga de fato potencializar a sua clínica médica em 2019, é preciso definir o que você vai fazer. Siga as dicas deste conteúdo e coloque na ponta da caneta as ações que podem realmente ajudar sua clínica. E claro, não esqueça de colocar em prática logo em seguida. Afinal, é mais fácil alcançar resultados quando fica claro para onde se quer chegar, certo?

E para completar: de nada adianta atrair mais clientes e implantar diversas melhorias dentro do seu consultório médico se você não fidelizar os clientes que atrair. O ideal para um médico atuar da melhor maneira é conseguir acompanhar o quadro completo de seu paciente. O diagnóstico se torna muito mais assertivo, não é mesmo? Por isso, aprenda agora mesmo 5 passos de uma estratégia para fidelizar pacientes!