Como se livrar dos papéis na gestão da clínica médica?

Como está a sua gestão da clínica? Às vezes um pequeno detalhe faz toda a diferença. Quer saber como? Leia este conteúdo e descubra!

Já imaginou quanto papel é utilizado na sua gestão da clínica? Prontuário médico, ficha cadastral, requisição de exames, receituário de medicamentos, pagamento de parcelas, recibos, agenda, e por aí vai. É claro que alguns papéis não podem ser substituídos, mas a maioria pode ser usado de forma digital.

Além disso, ao trabalhar com muitos papéis você tem o risco de não achar algum documento quando necessário e ainda demanda de um espaço para conseguir armazenar todos. Sem falar na poeira que acumula e na deterioração com o tempo, não é mesmo?

Mas afinal, como resolver esse problema? Se você quer saber como se livrar de vez de uma gestão baseada no trabalho manual e no acúmulo de papéis, neste conteúdo você vai encontrar dicas para colocar em prática! Continue a leitura.

Alternativas para substituir os papéis

Quando uma transição de processos inicia, muitas dificuldades são encontradas, como: não saber por onde começar, não saber definir a melhor opção e por aí vai. Para facilitar, elenquei as principais alternativas disponíveis no mercado:

Digitalize os documentos físicos

Se você ainda faz a gestão da sua clínica de maneira manual, a melhor forma de iniciar a migração para o digital é digitalizando todos os dados e documentos físicos, centralizando-os e subdividindo-os em servidor específico ou pasta do seu computador.

Os documentos gerados depois disso devem ser emitidos de forma digital e armazenados em um local seguro, como um sistema adequado, por exemplo.

Utilize um software

Essa é a opção mais indicada, pois através dele os documentos  (agora digitalizados) podem ser organizados de maneira eficaz e de fácil acesso.

Além disso, o software possui funções que substituem o uso do papel e interagem com os documentos armazenados, como:

Saiba a seguir quais são as vantagens de possuir todos esses recursos.

Vantagens de ter uma gestão da clínica com menos papéis

Confira a seguir quais serão os benefícios encontrados ao optar por eliminar os papéis de sua clínica, especialmente se essa ação for acompanhada da implantação de um software médico:

Segurança no armazenamento de dados

Com o sistema, por exemplo, os dados ficam seguros e só quem tem acesso pode conferi-los. Além disso, você tem a garantia de que as informações estarão sempre disponíveis, sem se preocupar com o extravio ou confusão de dados.

O meio digital também possibilita os Backups, que minimizam muito a possibilidade de perda de dados.

Otimização de espaço

Sabe todas aqueles armários utilizados para guardar as fichas e documentos? Você pode eliminar e assim conseguir mais espaço. Ainda, é possível aproveitar para deixar o ambiente mais clean e aconchegante para os funcionários e pacientes.

Agilidade na rotina

O tempo que a secretária levava para encontrar as fichas dos atendimentos do dia e depois para guardá-las pode ser usado em prol da clínica. Além disso, com a segurança dos dados não haverá extravio ou confusão de informações ou documentos, o que torna não só a rotina mais ágil, mas também o atendimento mais eficiente, assim a secretária pode gastar tempo e dar mais atenção às tarefas que mais importam.

Economia e inovação

Utilizando um software para clínicas, por exemplo, é possível obter a redução de custos com impressões e papéis. Ao adotar essa inovação você está atingindo um atendimento mais moderno e que até pode atrair e fidelizar pacientes. Tudo isso, porque a tecnologia oferece mais praticidade e segurança tanto para a clínica, quanto para o paciente. Todo mundo sai ganhando!

E você, ainda tem dúvida de que um software de gestão da clínica médica é a melhor opção quando o assunto é administrar o seu negócio? Conheça agora mesmo o Medicine Dream, saiba como sua clínica pode crescer com mais esse recurso e se livrar de vez dos papéis!