Clínica médica

É possível conquistar um atendimento mais humanizado na clínica médica, mesmo com os avanços da tecnologia na área da saúde.

A humanização do atendimento médico vem sendo discutida, e muito, nos últimos anos, inclusive pela adoção da tecnologia em muitos processos dentro de uma clínica médica. A dúvida, no entanto, é como aliar e usar a tecnologia para ter um atendimento mais humanizado, e não ao contrário? E é essa reflexão que fizemos e você vai ler na sequência do texto.

Usar a tecnologia, que é uma aliada extremamente importante, e tornar o atendimento humanizado exige mudanças na cultura organizacional e atenção na hora de escolher as ferramentas de gestão corretas.

Vamos usar a tecnologia para auxiliar na humanização do atendimento na clínica médica?

Afinal, o que é a humanização do atendimento na clínica médica?

A humanização é um processo fundamentado no respeito e na valorização das pessoas, que busca alinhar a competência técnica dos profissionais e a tecnologia com a ética e atendimento em saúde.

O termo se refere aos esforços para agregar todas as ferramentas, tecnologias e dispositivos em função do desenvolvimento das relações de trabalho de atendimento — neste caso, em uma clínica médica.

Como a tecnologia vai auxiliar neste processo?

Unir tecnologia e atendimento humanizado de maneira eficaz depende de um sistema de gestão e da performance dos funcionários da clínica médica. Enquanto o primeiro, através de computadores, realiza o trabalho repetitivo e as tarefas cansativas com o controle de dados, os colaboradores conseguem dispensar mais atenção aos pacientes.

Para que isso seja possível, é fundamental que o sistema escolhido tenha a capacidade de absorver as atividades repetitivas e automáticas, oportunizando que o lado humano fique responsável pelo atendimento.

Assim, a clínica médica vai ter economia de tempo, eficiência operacional e aumento de rentabilidade, sem ter de “boicotar” o atendimento mais humano.

Economia de tempo

Reflita: quanto menor for o tempo gasto em inserção e conferência de dados, preenchimento de planilhas ou anotações em papel, mais os funcionários poderão ouvir os pacientes. Neste momento, a troca de informações entre as partes, para saber como anda o atendimento da clínica médica, é uma ótima medida.

Economizar tempo significa investir no que mais importa: o atendimento ao paciente!

Eficiência operacional

Todo mundo que trabalha em clínica médica sabe que o trabalho com saúde é complexo. Por isso, facilitar os processos de atendimento é algo tão importante. O foco, como bem frisamos, deve estar no que é mais importante.Ao centralizar as ações em um único sistema, a clínica médica vai garantir eficiência operacional e muitos ganhos no final do mês. E para isso, o sistema escolhido deve ser simplificado e adaptado aos fluxos operacionais do dia a dia.O sistema vai ainda gerar relatórios e prontuários personalizáveis, agilizando a inserção de dados pelo médico, que poderá dar mais atenção ao paciente em suas particularidades.

Aumento de rentabilidade

Sabe qual é a tendência para os próximos anos na área da saúde? A personalização do atendimento! Uma clínica médica que tenha um sistema, como um software de gestão, vai conseguir oferecer o atendimento humanizado, sem perder a agilidade do processo e a rentabilidade.

Com um atendimento personalizado e que atenda às demandas de cada paciente, a clínica médica garante mais satisfação do paciente e da família dele, implicando em mais confiança e, consequentemente, maior rentabilidade.

Melhoria na imagem da clínica

Quem não gosta de ser bem atendido, não é? Um atendimento mais humanizado e ainda por cima, ágil, vai melhorar a imagem da clínica médica. Sabe por quê? Os pacientes que foram atendidos de forma cordial e não precisaram ficar esperando por muito tempo o preenchimento de dados manualmente, vão sair do local falando bem e indicando os serviços para mais pessoas. Quem sabe, aconteça até um depoimento positivo nas redes sociais!

Proximidade e fidelização dos clientes

Um relacionamento mais próximo entre a clínica médica e o paciente é um grande passo para a conquista, cada vez mais difícil, da fidelização de pacientes. Afinal, se alguém é atendido de maneira personalizada e ainda consegue ver os seus problemas serem resolvidos, as chances de permanecer como cliente são muito maiores.

 

Unir tecnologia e atendimento humanizado na sua clínica médica é a melhor escolha que você pode fazer, hoje! Um sistema eficiente e uma equipe com mais tempo para dedicar ao paciente, será determinante para alcançar o atendimento humanizado e a confiança das pessoas.