Tecnologias que toda clínica médica deve implementar

Um dos alicerces de uma clínica médica é a tecnologia. Saiba a seguir como utilizá-la a seu favor e de forma mais assertiva!

Em uma clínica médica a rotina é organizar papelada, documentos e ainda os prontuários dos pacientes todo dia. Imagine quanto tempo é dedicado para essas tarefas? O melhor é que a tecnologia está à disposição para ajudar, tornando o processo mais eficiente e o melhor: demandando de menos tempo para isso.

Utilizar recursos modernos é tão importante para manter a clínica competitiva, quanto prestar um bom atendimento e controlar melhor os processos. E você, também deseja melhorar a produtividade da sua clínica? Saiba como, através dos seguintes itens:

Prontuário eletrônico

Para você entender, elenquei alguns pontos que só o prontuário eletrônico pode oferecer. Entenda:

  • Você trabalha com a possibilidade de manter os registros por tempo indeterminado;
  • É muito mais rápido para localizá-lo;
  • Pode ser compartilhado entre os médicos da clínica quando necessário, contribuindo para um diagnóstico mais preciso;
  • A segurança nos dados é garantida: somente pessoas autorizadas terão acesso a ele;
  • É possível anexar a ele outros arquivos, como exames, restrições ou observações sobre o paciente;
  • Não há riscos de transcrição ou ilegibilidade.

Além de agilizar o atendimento e diminuir o risco de falhas, o prontuário eletrônico segue se atualizando, sempre procurando sanar as necessidades do paciente. Você ainda tem dúvidas que essa tecnologia é ideal para sua clínica médica?

Agenda digital

A gestão de agenda é um dos itens mais importantes dentro de uma clínica médica. Todo os procedimentos realizados dependem de uma boa organização da agenda, afinal, você não vai querer correr o risco de esquecer algo, marcar mais de uma consulta ao mesmo tempo ou perder os dados cadastrais do paciente, não é mesmo?

Com a agenda digital, é possível centralizar todos os dados necessários, deixando a informação sempre atualizada para quem precisa acessá-la. Além disso, os dados armazenados estarão muito mais seguro com o acesso de pessoas autorizadas.

Imagine uma agenda organizada perfeitamente: administrando profissionais de multi especialidades, horários personalizáveis, gestão de encaixes, controle de faltas, confirmação via SMS, controle de coletas laboratoriais, impressão de documentos acessórios, entre outros. Tudo isso integrado aos controles financeiros e gerenciais. Conheça um sistema com todas essas funcionalidades clicando aqui!

Software para gestão médica

Toda clínica médica precisa de: integração de processos, organização e segurança rigorosa de dados, concorda? Para obter tudo isso e ainda se isentar de risco de falhas, um software de gestão é a melhor opção.

Por isso, a minha sugestão é investir em novas tecnologias, como um sistema de gestão completo, que ofereça:

  • Gestão do faturamento TISS;
  • Cadastro e gestão de procedimentos;
  • Gestão de múltiplas especialidades;
  • Agenda multi filial e multiprofissional;
  • Gestão de salas e procedimentos;
  • Emissão e impressão de guias;
  • Prontuário eletrônico;
  • Gestão financeira, fiscal e administrativa.

Aplicativos e site

Existem aplicativos gratuitos e que facilitam a comunicação e o relacionamento com os pacientes. As redes sociais também podem ser usadas para falar mais sobre a sua clínica, para comunicados, mostrar resultados, enfim, para dar dicas e criar um relacionamento com seus pacientes. E ainda, aplicativos de mensagem instantânea podem ser usados para comunicação rápida.

Outra ferramenta importante é o site, que precisa ser atualizado com informações sobre a clínica, conteúdos qualificados, convênios, profissionais, atendimento, contatos e botões para redes sociais.

Isso é importante porque o novo perfil de consumidor pesquisa por clínicas e médicos na internet e até faz avaliações pela rede. Imagine um paciente conseguir encontrar você pela internet e marcar consulta? Isso diminui o seu custo de aquisição, pois a comunicação orgânica é gratuita. Você deve usar esses recursos para criar autoridade para sua clínica e manter uma presença digital.

Ofereça mais comodidade aos pacientes na espera

Independente do tempo de espera, ele pode ser aproveitado pelo paciente. Por isso, você pode oferecer na recepção uma TV com algo interessante passando (Netflix, canais de filmes, jornais, programas educativos), Wi-fi, tomadas à mostra (nunca se sabe quando a bateria do notebook ou celular vai acabar), painel informativo e climatizador. São tecnologias simples, mas que podem garantir o diferencial da sua clínica e até fidelizar seus pacientes.

Agora que você já sabe como inserir sua clínica no universo tecnológico, aprenda também a como atrair mais pacientes clicando aqui!